Estudo da reação dialógica entre a conscientização teórica e o habitus didático de uma professora num percurso de mudança da sua abordagem de ensinar
Dora Fraiman Blatyta
Dissertação de mestrado
Orientadora: Profa. Dra. Marilda do Couto Cavalcanti
Data da defesa: 20/12/1995.
Resumo: Este trabalho reflete um paralelo entre processos aqui considerados como resultantes de "desestrangeirização": os processos de aquisição de uma língua estrangeira por alunos e o processo de conscientização teórica percorrida por uma professora iniciando a sua formação continuada na área de lingüística aplicada. Examina o processo de mudança da abordagem de ensinar de uma professora-pesquisadora, à luz do diálogo entre as teorias explícitas, com as quais entrou em contato durante o desenvolvimento de seu mestrado, e as suas próprias teorias implícitas, aqui consideradas como suas crenças a respeito de linguagem e de ensino-aprendizagem. A pesquisa, de cunho etnográfico, analisa a relação dialógica dos movimentos de aproximação e de afastamento (resistência) entre a conscientização teórica da professora-pesquisadora e seu "habitus" didático, bem como o papel das crenças implícitas na revisão de sua prática de ensino de hebraico como língua estrangeira. Foram detectadas várias crenças implícitas, entre elas: aquelas que podem perturbar a motivação para uma formação continuada; crenças que tornam a relação em sala de aula mais assimétrica, inibindo a motivação dos alunos para uma aprendizagem mais significativa; e crenças mantenedoras de expectativas baixas, aquém do que os aiunos realmente podem produzir quando se Ihes é dada oportunidade para tal. A pesquisa focaliza, através de gravações em áudio, vídeo, e vinhetas. narrativas, quatro grupos de alunos de hebraico universitários, com enfoque especial em um deles, acompanhado durante três semestres. Observando-se as tendências manifestas no processo de mudança da professora, o estudo permitiu concluir que, sem rupturas bruscas, algumas destas crenças, quando explicitadas e confrontadas com crenças e fazeres alternativos, podem vir a ser modificadas, abrindo caminhos para uma renovação estrutural do habitus didático.
Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.
Pesquisar este blog
Total de visualizações de página
Translate
Links Favoritos
- A Short History of the Hebrew Language (Chaim Rabin)
- History of the Ancient and Modern Hebrew Language (David Steinberg)
- La Traducción de Términos Gramaticales Hebreos al Latín em el Siglo XVI
- Língua Hebraica: Aspectos Históricos e Características (Edson de Faria Francisco)
- PROEL - Alfabetos de ayer y de hoy
Publicações
- Anuari de Filologia (Secció E: Estudis Hebreus i Arameus)
- Books Published in Israel
- Easy Hebrew Newspaper
- Hebrew and Jewish Languages
- Helmantica: Revista de filología clásica y hebrea
- HOP TV
- Israel Book Shop
- Jewish Language Research Website
- Kids.co.il (1)
- Kids.co.il (2)
- Knafaim (ASAS)
- Museu infantil de Holon
- Revista MEAH (Sección Hebreo)
- Sefarad: revista de estudios hebraicos, sefardíes y de Oriente Próximo
- Shaar Lamatchil
- The Ivrit Min Ha-Hat'hala
- Walla.co.il Yeladim (Walla Crianças)
- Yeledei Nachshon - Matach
Dicionários
- Davar - Hebrew Dictionary
- Dicionário Hebraico-Português online
- Dictionary in Hebrew (Jacob Richman)
- Jastrow Dictionary - Online and Indexed
- Lexilogos - dictionnaire hebreu (francês)
- Lexilogos - Hebrew dictionary (inglês)
- Melingo modern Hebrew dictionary
- Milon Morfix
- Strong's Hebrew Dictionary (1570 páginas)
- The Hebrew-Wisdom Dictionary
Tradução
Digitação em hebraico
Seguidores
sábado, 26 de julho de 2008
Estudo da reação dialógica entre a conscientização teórica e o habitus didático de uma professora num percurso de mudança da sua abordagem de ensinar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário